Home » Eventos Realizados

Eventos Realizados

• Nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2017, a linha de pesquisa Sociedade, Relações de Poder e Região do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) realizou-se o V SEMINÁRIO DE HISTÓRIA POLÍTICA: DIÁLOGOS HISTÓRICOS E HISTORIGRÁFICOS (V SEHPOLIS) na Universidade Federal da Bahia, nos campi de Ondina e de São Lázaro (Salvador). Desde 2010, o evento oferece ao público, a cada dois anos, conferências, mesas redondas e mesas de comunicações orais para o público interessado no debate histórico e historiográfico contemporâneo. Além disso, nas suas últimas versões, tem-se feito um esforço para divulgar em livro e anais eletrônicos a produção acadêmica oriunda desse debate. Nesta quinta edição do evento, contou-se também com dois cursos de extensão abertos ao público. Foram oito mesas redondas e duas conferências, uma de abertura e uma de encerramento. A temática norteadora do encontro foi “Diálogos históricos e historiográficos”. Com isso, seguindo a linha iniciada no IV SEHPOLIS, ocorrido em 2015, deu-se continuidade ao alargamento desse lugar de diálogo ao receber convidados e participantes inscritos provenientes de diversas IES, tanto da Bahia quanto de outros estados brasileiros e universidades estrangeiras, em diversas fases de formação, partindo de uma perspectiva que inclui temáticas, temporalidades e abordagens plurais, incentivando a construção da diversidade acadêmica. Ou seja, a ideia é ampliar um espaço onde se possa ouvir vozes diversas, construir novas propostas interdisciplinares de reflexão, valorizar saberes, ampliar horizontes de investigação, incentivar a produção acadêmica e divulgar conhecimentos do campo da História Política.

Para o campo dos Estudos Medievais, além de mesas de comunicações orais, o evento contou com a seguinte Mesa-Redonda:

MESA 8:  Poder e instituições nas regiões ibero-mediterrânicas medievais (séculos V ao XV)

Profª Drª Maria Filomena Pinto da Costa Coelho (Unb)

Prof. Dr. Leandro Duarte Rust (UFMT)

Prof. Dr. Bruno Gonçalves Alvaro (UFS)

Para acessar a programação completa clique em V SEHPOLIS (Programacao)

• Palestra com o professor doutor Marcelo Pereira Lima (PPGH-UFBA), intitulada Quando o Direito cruza a História Institucional de Gênero: sujeitos, delitos e punições sobre as sodomias não-modernas, que será realizada na Faculdade de Direito da Jorge Amado, 30 de outubro de 2017, às 19h.
  • Curso intitulado (Des)fazendo gênero no medievalismo: debates e transversalidades, ministrado pelo Prof. Dr. Marcelo Pereira Lima (PPGH-UFBA/CAPES), nos dias 9, 16, 23, 30 de agosto e 6 de setembro de 2017. O curso é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura do Instituto de Letras (PPLitCult), e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFBA). Coordenação: Prof. Dr. Márcio Ricardo Coelho Muniz. Cronograma e Programa de curso
  • I Seminário de Pesquisa sobre Estudos de Gênero e História: transversalidades, promovido pelo LETHAM (Laboratório de Estudos sobre a Transmissão e História Textuais na Antiguidade e no Medievo), realizado no âmbito do FFCH-PPGH-UFBA, nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2016.
  • Curso de Extensão intitulado Introdução aos estudos de latim para historiadores e filósofos, promovido pelo LETHAM (Laboratório de Estudos sobre a Transmissão e História Textuais) e pelo PPGH, 34h, ministrado pelos professores doutores Marco Aurélio Oliveira da Silva e Marcelo Pereira Lima. Setembro a dezembro de 2016.
  • Lançamento das Atas da Jornada de Estudos Medievais LEME-UFMG O Laboratório de Estudos Medievais – Núcleo UFMG informa o lançamento das LEME-UFMG – Jornadas de estudos medievais [2018] realizada entre os dias entre os dias 22 e 24 de novembro de 2017, nas dependências da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. O evento foi promovido pelos discentes do Núcleo de Estudos Medievais (NEME) da UFMG e o material foi organizado pelos pesquisadores Carolina Minardi de Carvalho, Felipe Augusto Ribeiro e Luiz Felipe Anchieta Guerra.

Click aqui para acessar o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq