Home » Quem Somos

Quem Somos

O Laboratório de Estudos sobre a Transmissão e História Textual na Antiguidade e no Medievo (LETHAM-UFBA) é um grupo interdisciplinar de pesquisa associado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia. Trata-se de um grupo de pesquisa certificado e registrado no Diretório do CNPq desde 5 de outubro de 2016. Ele tem como principal iniciativa proporcionar a consolidação das pesquisas acadêmicas acerca dos estudos sobre a Antiguidade e o Medievo no estado da Bahia, sem deixar de articular-se com as investigações nacionais e internacionais. O grupo é constituído por profissionais das áreas de História, Letras e Filosofia e procura contribuir para a formação qualificada de profissionais capazes de atuar no âmbito regional, assim como fortalecer as áreas de ensino, pesquisa e extensão na UFBA. O Laboratório desdobra-se basicamente em diversas linhas de pesquisa, abarcando profissionais e estudantes em diferentes fases de formação:

a) Paleografia, codicologia e edótica Latina;

b) Produção, transmissão e edição de manuscritos latinos e vernáculos;

c) Ensino de História, Filosofia, Línguas e Literaturas sobre a Antiguidade e o Medievo;

d) Estudos de Gênero e Investigações Interdisciplinares sobre a Antiguidade e o Medievo;

e) Estudos de gênero, sexualidades transgressoras e corpos dissidentes: aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos;

f) Medievalísticas e medievalidades em suportes multimidiáticos;

g) Estudos iconográficos e vida material na Antiguidade e no Medievo;

h) Relação entre conhecimento e fé na Escolástica Latina;

i) Desejo e Ética na Tradição Aristotélica;

j) Lógica, Linguagem e Ciência na transição da Idade Média para a Modernidade

l) Relações de poder, cultura e instituições na Antiguidade e Medievo;

m) História Comparada das Religiões, Poder, Cultura e Instituições;

n) Poder e Cultura nas regiões ibero-mediterrânicas e americanas

o) Gênero e conexões afroeuroasiáticas na Antiguidade e no Medievo.

Prof. Dr. Marcelo Pereira Lima

Prof. Dr. Marco Aurélio Oliveira da Silva